domingo, 22 de março de 2009

Cura do stress - Análise curta e rápida dos resultados

Todas as buscas (sobre a cura do streess, lembra?) foram feitas sem a opção por páginas em português (já que alguns sites de busca não oferecem essa opção).
Os números de páginas encontradas para essa busca foram assustadores:
Google - aproximadamente 1.340.000
Yahoo! Brasil - Aproximadamente 1.450.000
Altavista - 1.450.000
Uol - 196.000
Clusty - 545.440
Live Search - 141.000
Ask - 248.000
Dogpile - Não consta

No Google, antes do resultado que publiquei no post anterior, apareceram três artigos acadêmicos:
Pubovaginal sling with bovine pericardium for treatment…
Pubovaginal sling using the porcine small intestine…
O treino de controle do stress para hipertensos: uma…

Essa ferramenta do Google Acadêmico me parece bem útil. Eu mesma já a usei várias vezes. A segurança vem das referências, que, em geral, têm fontes confiáveis, pois se trata de artigos científicos. O problema é que nem sempre o resultado leva àquilo que buscamos, como no caso do nosso exercício. Os dois primeiros artigos referem-se a doenças de bovinos (não diretamente ligadas ao stress). Talvez ele exija que as palavras-chaves usadas na busca sejam mais restritivas.

Outras informações frequentes são as relacionadas aos links de páginas patrocinadas. Essa vêm sempre como primeiro resultado da busca (algumas vezes em destaque).

O problema, ao meu ver, é que nem todas as pessoas sabem que esses links aparecem primeiro porque pagam para isso ocorra e, em geral, tratam de produtos ou serviços pagos.

No caso da nossa busca, o produto Cefalus apareceu em dois buscadores (Yahoo e Live Search). Já outros dois sites, Amoryn.com e stressmarket.com, apareceram no Clusty e no Ask.
O buscador em que mais constam mais links patrocinados é o Uol (7), seguido do Ask (4).


Outro ponto que merece ser discutido é a diferenciação dos blogs, quando esses aparecem como resultado de busca, como faz o Uol. Eles aparecem da seguinte forma:
[blog]http://palavoras.blogspot.com/2008/06/50-dicas-rpidas-para-cura-do-stress.html


Já o Google criou uma ferramenta diferenciada para os blogs (como o Google Acadêmico). É o Google Pesquisa de Blogs (o que mostra como eles estão ganhando importância na web).

Nenhum comentário:

Postar um comentário