domingo, 29 de março de 2009

Irfarview... Infarview... Finalmente, o Irfanview!

Para começar, difícil mesmo é falar esse nome: "IrfanView".

O programa é relativamente simples. Ícones com os quais já estamos acostumados facilitam o trabalho.

Ainda assim tive problemas. Sem querer ser repetitiva, mas lembrando que tecnologia não é meu forte, tive que pedir ajuda ao grupo para recortar as fotos.

Na verdade, a ferramenta da tesoura corta a foto, mas mantém o espaço retirado no arquivo. Entedem?

Acho que vou explicar melhor: quando usamos apenas a ferramenta de cortar, o arquivo mantém seu tamanho original. Só que a parte cortada agora aparece em preto.

Quando selecionamos a porção da foto que queremos e usamos a ferramenta "crop selection", geramos uma nova foto, contendo apenas aquilo que queremos.
Vamos ver como me saí:

Agora sim, acho que vão enteder o que eu estava tentando explicar...

Depois, também precisávamos diminuir o tamanho das fotos. Dessa vez, mantendo todo seu "conteúdo". Para isso, é só usar "Recize/Resample", bem simples:


Acho que passei nessa fase!!! Para quem não sabia sequer operar uma máquina fotográfica digital (confesso que ainda não a domino completamente), parece que estou me saindo bem...

2 comentários:

  1. Está sim Juliana! Adorei o exemplo! E não fico muito atrás de vc no quesito"não saber nem operar uma câmera digital"!
    Neste exercício tbém não tive dificuldade. Em compensação, nos demais...risos
    Êta semaninha complicada, sô!!!
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Juliana, teu exercício está ótimo. O resultado foi perfeito. Tomara que você tenha gostado. Podes ficar tranquila, já estás preparada para trabalhos mais complicados na ilustração de blogs.
    Castilho

    ResponderExcluir