domingo, 22 de março de 2009

Stress tem cura??? Pela internet, não.


O primeiro resultado do Google (creio eu que o mais usado), do Yahoo e do Uol levou a um blog onde o autor conta sua experiência sobre um suposto tratamento para o stress. Uma crônica divertida, bem escrita, mas que, na verdade, não aborda uma real “cura” para o stress. Ao contrário, leva os leitores a entenderem que a cura para essa doença do século moderno é algo tão relativo como ela própria.

Como já comentamos, ainda têm os tais sites pagos, que divulgam e vendem produtos quase “milagrosos” e tão suspeitos quanto suas propagandas (mas que ainda podem “convencer” muitos potenciais compradores).

E não são raras as páginas que não têm uma relação muito direta com o que se busca. No nosso exercício, por exemplo, isso foi o que mais aconteceu. Encontramos sites sobre massagem e sono, de uma pousada (na beira da praia - tudo bem - pode ser uma opção válida para a cura do estresse), um cartun e vários e vários vídeos de um hipopótamo e um cachorro dançantes...

Conteúdo sobre possíveis alternativas para a cura do stress que pareçam sérias e confiáveis??? Quase nenhum!

Entre nossos achados, destaco um blog que remete a uma matéria publicada na revista Ladies Home Journal, com 50 dicas rápidas para a cura do stress. Entre elas, recomendações para uma dieta saudável e cuidados que se deve ter com medicamentos, pois a combinação dos seus princípios ativos pode provocar alguma reação inesperada (ótimas dicas!). Mas aí vem a melhor de todas: “Compre um novo batom!”. Será que essa é mesmo uma dica válida para aliviar o stress? Pobres homens!!!

Mas a melhor descoberta nessa busca foi a da Desciclopédia – um site construído com a ferramenta wiki, que pode ser editado por qualquer pessoal, já com publicações em 25 idiomas. A Desciclopédia abrange o “DesNotícias”, o “Descionário”, o “Deslivro” e as “Desentrevistas”. Já dá para imaginar o que vai encontrar nela, né? Isso mostra que na Internet há espaço para todos...

Um comentário:

  1. Oi Juliana,
    Vou comentar todos os teus textos num texto só. Em primeiro lugar, o design do teu blog está muito bom. Você criou um estilo pessoal.
    O teu trabalho sobre buscas está completissimo. bem pesquisado, você foi além do que foi pedido e o texto está bem montado.
    No post sobre RSS, você contou a tua história muito bem. É este o estilo, pessoal sem ser personalista, testemunhal (tipo eu fiz), sem exagerar na primeira pessoa mas também sem adotar uma postura falsa (nós).
    No da Web 2.0, ficou ótima a ilustração que encabeça o texto. Muito legal também o recurso ao pe de página. Fui direto ao link porque o tema me interessa e será parte da minha tese de doutorado.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir